:: Junta de Freguesia de Ramalde
ESPAÇO RAIZ – CENTRO COMUNITÁRIO DE RAMALDE
26.09.13
ESPAÇO RAIZ – CENTRO COMUNITÁRIO DE RAMALDE

Conforme compromisso assumido com os Ramaldenses, plasmado no programa eleitoral de 2009, demos corpo a um sonho realizado. Assim, no passado dia 21 de setembro, inauguramos um equipamento social de grande relevo para a população de Ramalde: o “Espaço Raiz – Centro Comunitário de Ramalde”, sediado no antigo jardim de infância Vasco da Gama.

O espaço que foi objeto de profunda requalificação, numa virtuosa parceria e sob a responsabilidade financeira do Colégio do Rosário/Obra Social do Sagrado Coração de Maria, permitirá o desenvolvimento de atividades recreativas, culturais e sociais, integrando: o Projeto Raiz (Programa Escolhas), um Espaço Convívio para Seniores e ainda o Projeto “Ramalde Solidário”, da responsabilidade da junta de freguesia de Ramalde.

Para além de representantes da comunidade educativa do Colégio do Rosário, membros da junta e assembleia de freguesia, dos representantes das entidades que integram o Projeto Raiz, das crianças e jovens e suas famílias, salienta-se a presença do Presidente, Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Rio, do Presidente da Junta de Freguesia de Ramalde Dr. Manuel Maio, do Presidente da Obra Social do Sagrado Coração de Maria, Irmã Emília Peliz, do Diretor do Colégio, Dr. João Trigo e do Pároco de Ramalde, Padre Almiro Mendes.

Na sua intervenção, o Dr. João Trigo traçou o percurso desde do Projeto Raiz, desde a sua  génese em 2004, tendo salientado que se integra na missão educativa do Colégio do Rosário e que a sua implementação e crescimento se deve também ao consórcio de entidades que o suportam é à  disponibilidade da Junta de Freguesia de Ramalde, na cedência do espaço e da Câmara Municipal que permitiu a utilização dos terrenos envolventes.

O Dr. Manuel Maio, Presidente da Junta, destacou a importância deste Centro Comunitário para a freguesia destacando que o mesmo se insere na política de coesão social (pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusa e equitativa), implementada na CMP, nos sucessivos mandatos do Dr. Rui Rio, e na autarquia de Ramalde, pelo presidente Dr. Manuel Maio, que desde a primeira hora adotou políticas muito assertivas e autênticas neste domínio, em áreas como a educação, a ação social, a animação sociocultural e a solidariedade intergeracional.

Dr. Rui Rio, referiu-se que o Município do Porto, durante os seus mandatos, elegeu como prioridade o investimento na área social, que inclui o setor da educação e habitação social. Neste contexto, enquadrou a colaboração da CMP na implementação do equipamento agora aberto.

Seguiu-se a assinatura do protocolo de cedência do espaço pré-fabricado na Avenida Vasco da Gama entre a Junta de Freguesia de Ramalde e a Obra do Sagrado Coração de Maria para instalação e funcionamento do Centro Comunitário acima referido.
Após este ato foi realizada uma visita às instalações e descerrada a placa que perpetuará este acontecimento de grande relevância social para a freguesia.

O Padre Almiro Mendes, presidiu à celebração de uma missa de ação de graças, por esta obra de carácter social.

No fim deste momento religioso, teve lugar uma festa - convívio com o envolvimento entusiástico da população local e a participação do Rancho Folclórico de Ramalde do Conjunto Dramático 26 de Janeiro.
|Imprimir Notícia | Comentar

Desde 2007-11-25,