:: Junta de Freguesia de Ramalde
HOME  / PROJECTO RAIZ
Projeto Raiz

O Projeto Raiz é um projeto de intervenção comunitária dirigido às crianças e jovens dos bairros de Ramalde e das Campinas. Este projeto é financiado pelo Programa Governamental “Escolhas” desde 2004, e foi criado por um consórcio constituído pelas instituições mais importantes da freguesia de Ramalde.
Em setembro de 2013 foram requalificadas as instalações do antigo Jardim Infância Vasco da Gama, onde o projeto se encontra instalado em conjunto com o Espaço de Convívio Sénior e o “Ramalde Solidário”, esta mudança inscreve-se no quadro de um protocolo de cooperação para cedência de instalações celebrado entre a Junta de Freguesia de Ramalde e a Obra do Sagrado Coração de Jesus.

1. O Consórcio    

Entidade promotora e gestora – Obra Social do Sagrado Coração de Maria (Colégio de Nossa Senhora do Rosário)

As restantes entidades parceiras – Junta de Freguesia de Ramalde, Agrupamento de Escolas do Viso, Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Educação e Psicologia, Paróquia de Ramalde, Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde e a Obra do Frei Gil.

 Estas instituições, pela sua própria natureza, experiência comunitária e trabalho social desenvolvido na sociedade e junto da população de Ramalde, têm um efeito potenciador neste projeto, conferindo-lhe uma maior valorização, abrangência e polivalência na intervenção. Assim, a riqueza deste projeto constitui-se pela vontade, consciência da sua necessidade e junção de esforços das instituições do consórcio, no sentido de o promover e implementar junto da população juvenil mais desfavorecida de Ramalde.

 2. Eixos Fundamentais da intervenção do projeto:

2.1 Dinamização comunitária – promoção de competências pessoais, sociais e relacionais fomentando a participação social e a responsabilização cívica por via de ações de educação não formal geradoras de mudanças comportamentais positivas;
2.2. Educação/Formação/ Emprego – dinamização de ações estruturadas promotoras do desenvolvimento de competências escolares, pessoais e sociais facilitadoras de percursos escolares, formativos e profissionais promovendo o encaminhamento e a inclusão ocupacional em entidades formativas.
2.3 – Mediação familiar – apoio e acompanhamento das famílias, dotando-as de competências parentais que promovam a melhoria das relações estabelecidas no sistema familiar; para com os seus educandos e com a comunidade envolvente, promovendo uma participação ativa na dinâmica do projeto e uma corresponsabilização das famílias no processo de educação e formação dos seus educandos.

 3. Atividades - Centro de estudos; centro de inclusão digital; apoio escolar individual; inclusão de crianças dos bairros nas AEC do Colégio de Nossa Senhora do Rosário; sessões de desenvolvimento pessoal e social; gabinete de apoio familiar e social; mediação familiar; oficinas de ocupação de tempos livres; oficinas das artes; workshops temáticos; encontros (entre) gerações; oficina de multimédia; oficina de introdução às TIC; cursos TIC certificados; gabinete de inclusão profissional; Sport Raiz (clube de desporto); grupo de voluntários jovens entre outras.

4. Os destinatários – O projeto envolve cerca de 140 crianças/jovens nas suas atividades, juntamente com um trabalho específico destinado às famílias destas crianças/jovens, 

Contactos:
Morada: Avenida Vasco da Gama  s/n
4100 – Porto
E-mail – raiz.e5g@colegiodorosario.pt
Telefone : 22 6178201



Desde 2007-11-25,
este site teve
668046 visitas
ACESSO AO SITE
Utilizador
Palavra-Chave
Entrar no site >
Registar Recuperar
AGENDA
<Outubro de 2014>
stqqssd
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789
SONDAGEM
Não existem sondagens.
NEWSLETTER
SUBSCREVER
VIVER RAMALDE
DOWNLOAD .PDF

  © JFRamalde’08 | todos direitos reservados