:: Junta de Freguesia de Ramalde
HOME  / PROJECTOS
PROJECTOS (1 Projectos)
15.01.09
PROJETO “RAMALDE COM AS CRIANÇAS”
15.01.09
PROJETO “RAMALDE COM AS CRIANÇAS”



Ramalde com as Crianças

O projeto “Ramalde com as crianças” foi criado por protocolo público assinado a 26 de Setembro de 2006, entre a Assembleia e a Junta de Freguesia de Ramalde com Ministério da Educação (então DREN). Objetivo, em paralelo com as disciplinas curriculares, dar formação cívica integrada nas diversas temáticas que enriquecem a formação da criança e a preparam para uma cidadania ativa e responsável.

É um projeto que trabalha no universo do 1º ciclo ensino básico  (3º e 4º anos) e  abrange o ensino público, particular e cooperativo. Foi criado a partir do modelo “Parlamento Jovem” da Assembleia da República e destinado ao 2º e 3º ciclos e ensino secundário num trabalho especial desenvolvido por uma Deputada do círculo do Porto, em 1995.

Em cada ano é feita uma programação, devidamente calendarizada, integrada no calendário escolar e dividida por Fases, de acordo com a evolução temática e cívica, até à realização da sessão oficial a 25 de Abril de cada ano. O programa encerra com a deslocação, em trabalho de estudo e formação, dos jovens “deputados” à Assembleia da República, para contato direto com a Comissão de Educação, Ciência e Cultura (CECC) que acompanha o trabalho desenvolvido em cada Sessão.

Várias entidades, como o Instituto de Empreendedorismo Social e o Instituto da Qualidade da Educação e Formação Europeia, designaram este projeto fundamental na formação das crianças e seu enriquecimento pessoal para um futuro de cidadania plena. Também a CECC reconheceu a importância deste projeto no sistema de ensino, aconselhando a que sejam implementados no 1º ciclo das escolas. Foi ainda distinguido com um Diploma de Excelência pelo Instituto do Empreendedorismo Social, no ano de 2012.
O projeto “Ramalde com as Crianças”, já com oito anos de existência e dinamizado pelo Gabinete de Desporto, Educação e Juventude (GDEJ) da Junta de Freguesia de Ramalde, passa atualmente, com a tomada de posse do novo órgão executivo, por um processo de reformulação e atualização. Desde logo, por se entender que o protocolo inicial deve ser reformulado face à extinção da então DREN e sua substituição pelos vários Agrupamentos de Escolas (AE), entidades que têm a gestão das escolas básicas. Por outro, porque, face à experiência dos anos passados, entende a comunidade escolar dever o projeto poder abranger mais crianças e não apenas aquelas que são eleitas para a mini assembleia de abril (duas a cinco por escola).

Por último, sendo este um projeto de grande relevância, parece-nos que pode o mesmo ser replicado na faixa etária oposta, adaptando-o também aos seniores. Nesse sentido está já a Universidade Intergeracional Fernando Pessoa (UIFP), outro projeto que se vem afirmando na Junta de Ramalde, a trabalhar.

Concluindo, o “Ramalde com as Crianças”, ele próprio sugerido e criado a partir do modelo já atrás referido “Parlamento Jovem”, continuará em expansão e regeneração para um projeto que idealizámos como Ramalde Intergeracional de Escola Cívica nestas duas vertentes: o atual, crianças e jovens, imprimindo-lhe alguma inovação e  ligeira atualização face ao tempo decorrido e críticas que nos chegam, e seniores da Freguesia de Ramalde, a implementar de raiz na aprendizagem do que já foi feito com os mais novos.

Para não frustrar expetativas e ansiedade desmedida, também tendo em conta alterações na comunidade escolar, julgamos que no próximo ano letivo (2015-16), depois de um ano sabático de muita reflexão, terá a Junta de Freguesia de Ramalde posicionado no terreno este renovado “Intergeracional Ramal(de) Escola Cívica”.

|Imprimir

Desde 2007-11-25,
este site teve
688402 visitas
ACESSO AO SITE
Utilizador
Palavra-Chave
Entrar no site >
Registar Recuperar
AGENDA
<Dezembro de 2014>
stqqssd
24252627282930
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234
SONDAGEM
Não existem sondagens.
NEWSLETTER
SUBSCREVER
VIVER RAMALDE
DOWNLOAD .PDF

  © JFRamalde’08 | todos direitos reservados