:: Junta de Freguesia de Ramalde
HOME  / PROJECTOS
PROJECTOS (1 Projectos)
15.01.09
PROJETO “RAMALDE COM AS CRIANÇAS”
15.01.09
PROJETO “RAMALDE COM AS CRIANÇAS”



Ramalde com as Crianças

O projeto “Ramalde com as crianças” foi criado, por Protocolo público, assinado a 26 de Setembro de 2006, entre a Assembleia de Freguesia de Ramalde, a Junta de Freguesia de Ramalde e o Ministério da Educação, representado pela então DREN. Objetiva, em paralelo com as disciplinas curriculares, dar formação cívica, integrada em diversas temáticas, que enriquecem a formação da criança e a preparam para uma cidadania ativa e responsável;

Este projeto trabalha no universo do 1ºciclo  ensino básico, 3º e 4º ano,  abrange o ensino público, particular e cooperativo. Foi criado, a partir do modelo “Parlamento Jovem” da Assembleia da República, que abrange o 2º e 3º ciclos e o ensino secundário, num trabalho especial desenvolvido por uma deputada do círculo do Porto, em 1995;

Em cada ano é feita uma programação, devidamente calendarizada, integrado no calendário escolar, dividida por Fases, de acordo com a evolução temática e cívica, até à realização da Sessão oficial a 25 de Abril de cada ano. O programa encerra com a deslocação, em trabalho de estudo e formação, dos “deputados” à Assembleia da República, para contatos diretos com a Comissão de Educação, Ciência e Cultura, que ao longo do ano acompanha o trabalho desenvolvido em cada Sessão;

Várias Entidades como o Instituto de Empreendedorismo Social e o Instituto da Qualidade da Educação e Formação Europeia, designaram este projeto como, fundamental na formação das crianças e no seu enriquecimento pessoal, para um futuro de cidadania plena. Também a CECC reconheceu a importância deste projeto no sistema de ensino, aconselhando a que sejam implementados no 1º ciclo e nos primeiros anos;

O Projeto funciona, de acordo com o seu Regulamento, aprovado pela Assembleia de Freguesia de Ramalde e retificado pela Junta de Freguesia e Ministério da Educação. É coordenado  por uma equipa com três elementos, um coordenador, proposto pelo Presidente da Junta à Assembleia de Freguesia, que o elege por voto secreto, um representante da Junta de Freguesia, por esta designado e um representante da Assembleia de Freguesia, por esta eleito de entre os seus Membros. Esta Equipa é autónoma, avaliada pela Assembleia de Freguesia, mediante a apresentação de relatórios trimestrais, que também são  enviados à Comissão de Educação, Ciência e Cultura e Ministério da Educação. A Equipa é apoiada, na execução pelo Gabinete de Educação e Desporto da JFR;

O Ramalde com as Crianças foi distinguido com um Diploma de Excelência pelo Instituto do Empreendedorismo Social, no ano de 2012.
 30.12.2013


A Autarquia de Ramalde, Assembleia e Junta, numa manifestação conjunta de vontade politica,criou um projecto de cidadania, intitulado “ Ramalde com as crianças, com o objectivo de valorizar a formação democrática e cívica das nossas crianças do 1º ciclo, a exemplo do que está a ser feito pela Assembleia da República, nos universos do 2º e 3º ciclos.

           

Inclui-se este projecto na preparação para o exercício de uma cidadania activa e consciente e ainda na valorização e enriquecimento cultural.

 

A globalização, força internacional dominante, só poderá ser atenuada com uma consciente formação cívica dos nossos jovens e crianças, para a transmissão de valores humanos que dissolvam as assimetrias sociais e possibilitem, pela formação, uma efectiva, igualdade de oportunidades.

 

Serão eleitos 19 “deputados” em cada escola de Ramalde para poderem começar a dar os primeiros passos na sua vida democrática.

 

Para saber mais informações sobre este projecto consulte os links que se seguem:

 

Regulamento de Participação

Protocolo de Cooperação



Trabalho sobre a visita à Assembleia da República (Clique aqui)



Conheça a deliberação da equipa, quanto à situação de Coordenação do Projecto para a Próxima Sessão

Deliberação (consulte aqui)



Site do Projecto "Ramalde com as Crianças"

Entrou em funcionamento, o site do projecto "Ramalde com as Crianças" onde está disponível toda a informação e actualização sobre o Projecto.

Consulte o aqui o site.



V SESSÃO - RAMALDE COM AS CRIANÇAS

– Preparação da fase inicial

 

A Equipa Coordenadora do “Ramalde com as Crianças” informa a Comunidade Educativa e os Ramaldenses. que se iniciaram, no dia 15 de Novembro, as reuniões de trabalho em todas as Escolas. Este ano, 2010/2011, inscreveram-se onze escolas da freguesia, sendo oito do Ensino público, duas do privado e uma do ensino doméstico. As reuniões, realizadas pela Equipa Coordenadora, terão  apoio especifico, para  o tema “Educar para os Afectos” das equipas Coordenadoras dos Agrupamentos da área de estudo da Saúde e Educação Sexual, dos estagiários do ISMAI e do Centros de Saúde de Aldoar. A Equipa efectuou reuniões preparatórias com todas estas Entidades, com os Agrupamentos e com as Associações de Pais e Pais dos alunos (3º e 4º anos) que estão a participar neste programa de Educação para a Cidadania.

Entendeu a Equipa, para melhor rentabilização na focagem do tema, separar as reuniões. Assim, as que objectivam a informação sobre o programa, no que se refere ao seu funcionamento começaram no dia 15 e são realizadas pela Equipa Coordenadora. As reuniões temáticas são planificadas pela equipa, mas são realizadas pelos especialistas. Iniciam-se ainda esta semana e prologam-se até ao dia 12 de Dezembro. Serão sempre acompanhadas  por um elemento da equipa Coordenadora.

 

Os meninos Jornalistas vão começar a deixar informação relativa ás reuniões no Blog do projecto.

Os Ramaldenses podem participar com eles, com o envio de sugestões.

 

A Equipa Coordenadora agradece o apoio aos alunos que participam neste programa.


A Equipa Coordenadora


Consulte aqui a Brochura



IV SESSÃO – RAMALDE COM AS CRIANÇAS - Dia 20 de Maio
Visita à Assembleia da República - Informação

Ao raiar da manhã do dia 20 de Maio, os nossos dezanove “deputados” efectivos e dezanove suplentes, acompanhados dos seus Professores, Presidente da Junta, Manuel Maio, Presidente da Assembleia de Freguesia, António Gouveia, Secretário da Junta Manuel Rodrigues, Patrícia Rapazote da equipa Coordenadora e o coordenador executivo, Paulo Silva, rumaram a Lisboa, a partir da Junta de Freguesia, para completarem o programa da IV Sessão.


Consulte aqui toda a informação sobre este dia




IV SESSÃO – RAMALDE COM AS CRIANÇAS - Dia 25 de Abril
Informação

Realizou-se no passado dia 25 de Abril, a IV Sessão do “Ramalde com as Crianças”. Foi aberta pela presidente da III Sessão, Marina Gonçalves, que deu posse aos 19 “deputados” efectivos e igual número de suplentes, eleitos no dia 15 de Março, nos dez estabelecimentos do ensino básico da freguesia, (dois privados e oito públicos) e à MESA da IV Sessão eleita, por voto secreto, na reunião preparatória realizada a 15 de Abril.

Na MESA de abertura, a Presidente Mariana Gonçalves deu a palavra ao Presidente da Assembleia de Freguesia, Dr. António Gouveia, Director Regional de Educação do Norte, Dr. António Leite e ao Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Manuel Maio. Por todos foi enaltecido este projecto e reafirmada a importância do alargamento a outras autarquias, tendo o Presidente da Junta de Freguesia, deixado a garantia da sua continuidade enquanto for Presidente da Junta de Freguesia de Ramalde.

No Período de Antes da Ordem do Dia, os Deputados indicados pelo Grupos de Representantes da AF responderam às Perguntas dos “deputados da IV Sessão. A representação fez-se, por, Filipe Araújo, PSD/CDS; Luís Bastos, PS; Gonçalo Duarte, CDU e João Teixeira de Sousa do BE.:

Num conjunto de dezanove questões, muitas foram incómodas, a registar que os meninos, equacionaram problemas, relacionados com escolas, mais concretas com os espaços das brincadeiras, as faltas para o uso das novas tecnologias, mas também questionaram sobre o que faziam, enquanto Membros da Assembleia de Freguesia, para contribuírem para a resolução dos problemas da freguesia de Ramalde. A terminar os Deputados da AF dirigiram uma mensagem aos jovens. Deixaram esperança e fé no futuro, com o exemplo dado pelos meninos. Não deixaram de reafirmar a importância do Projecto e a disponibilidade para o continuar a apoiar.

No Período da Ordem do Dia, debateram, na especialidade, o projecto de Recomendação, aprovado na reunião preparatória. Apresentaram uma proposta de eliminação, que justificaram e aprovaram, uma de substituição de uma medida, que por incidir sobre a que eliminaram, foi retirada e por fim três de aditamento de medidas, de outros projectos. Aprovaram duas e uma foi rejeitada.

A Recomendação final da IV Sessão foi lida e aprovada por aclamação. Será entregue ao Presidente da Assembleia da República e Presidente da Comissão de Educação e Ciência, na visita de trabalho que fazem à AR no dia 20 de Maio.

O Presidente da IV Sessão André Torres, antes de encerrar os trabalhos, deu a palavra à coordenadora, Julieta Sampaio, que em nome da Equipa, deu nota do planeamento anual, das fases de articulação entre a Escola e a Autarquia, da importância da colaboração da Universidade de Aveiro e da Porto Editora, no estudo e pesquisa sobre o tema deste ano e terminou fazendo vários agradecimentos, de que se realça aos professores e escolas, aos Deputados da Assembleia de Freguesia, ao Presidente da Junta, Presidente da Assembleia e Director Regional de Educação do Norte, mas não esqueceu os colaboradores da Junta de Freguesia, os antigos Deputados, que tinham aprovado o Protocolo de criação do Projecto e referiu com muito apreço a presença dos pais e do Presidente da CONFAP e FECAP. Terminou a intervenção, com uma referência especial aos colegas da Equipa, a que juntou Paulo Silva, afirmando que ter sido uma honra trabalhar com eles.

Como em tudo, o que começa bem termina ainda melhor e a IV Sessão terminou com um excelente almoço de confraternização, entre alunos, pais Professores e os políticos.

Porto, Ramalde, 25 de Abril de 2010.

A Equipa do Projecto


IV SESSÃO – RAMALDE COM AS CRIANÇAS

Consulte aqui o nº de deputados a eleger por cada Escola/Colégio

Consulte aqui toda a  informação para Preparação das Eleições


IV SESSÃO – RAMALDE COM AS CRIANÇAS
Reunião de Júri


Minuta da Acta da Reunião de Júri (clique aqui)


IV SESSÃO – RAMALDE COM AS CRIANÇAS
REUNIÃO DA EQUIPA COORDENADORA


Consulte aqui a Acta da Reunião da Equipa Coordenadora, no dia 9 de Janeiro.



Reunião da Equipa Coordenadora


A Equipa Coordenadora reúne no próximo dia 9 às 16H00. A Equipa vai apreciar o Relatório dos trabalhos das escolas que participam na IV Sessão e a Proposta para a deliberação do Júri.

Reunião do Júri
O Júri reúne no próximo dia 26, na Sala da AF com Inácio às 17H00. O Júri delibera sobre o número de mandatos a eleger em cada escola, aprecia o relatório apresentado pela Equipa e ainda se pronuncia sobre a metodologia da IV Sessão e a deslocação à AR.

O Júri é composto pelo Presidente da Junta, Manuel Maio, Presidente da Assembleia de Freguesia, António Gouveia e o representante da DREN, Jorge Brandão. Assistem á reunião, sem direito de voto, os membros da Equipa coordenadora.

A Equipa Coordenadora



IV SESSÃO – RAMALDE COM AS CRIANÇAS
REUNIÃO DA EQUIPA COORDENADORA COM OS LÍDERES

Acta da Reunião com os líderes


RAMALDE COM AS CRIANÇAS
IV
SESSÃO
INFORMAÇÃO



PROJECTOS DE RECOMENDAÇÃO DAS ESCOLAS

AS EB1 DA FREGUESIA DE RAMALDE E OS COLÉGIOS NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E S. JOÃO DE BRITO, INSCRITAS PARA A IV SESSÃO DO RAMALDE COM AS CRIANÇAS, APRESENTARAM OS RESPECTIVOS PROJECTOS DE RECOMENDAÇÃO COM AS SEGUINTES MEDIDAS:

EB1 JOÃO DE DEUS

Medida 1. Rede de Internet sem fios (wireless) deverá ser instalada em toda a Escola para pesquisarmos individualmente e para os computadores de todos estarem em comunicação uns com os outros, orientados pelo professor;


Medida 2. Todas as salas deverão ser equipadas com quadros interactivos;


Medida 3. Deverá ser garantido o acesso gratuito á “Escola Virtual” (Porto Editora) para podermos utilizar os livros virtuais e jogos educativos.

(enviado em 18 de Janeiro e subscrito pelos alunos do 3º e 4º anos da EB1 João de Deus)

Professor responsável: Adriano Soares Pinto

Redactores da Proposta final:
3º Ano (Carlota Migueis, Pedro Fernando, Inês Castro, Vasco Silva, Mafalda Marques, Tomás Henrique, Luís Ramos, Maria Camila Rufino)
4º Ano (Teresa Santos, Manuel Valente, Maria Francisca Gonçalves, João Pedro Vilarinho, Inês Ribeiro Reijo, Afonso Ramos Sequeira, Ricardo Filipe Reis, Patrícia Roque).

EB1 DOS CORREIROS

Medida 1. Wii Fit Sport;


Medida 2. Vídeo-conferência;


Medida 3. Ligação wireless entre os Magalhães.


Medida 4. Existência de uma mediateca.

(enviado em 18 de Janeiro. Foi votado num universo de setenta alunos do 3º e 4º ano da EB1 dos Correios)

Professora responsável: Sara Dantas

EB 1 DAS CAMPINAS

Medida 1. Um quadro interactivo em todas as salas de aula com impressora multifunções e acesso á INTERNET


Medida 2. Pelo menos dois computadores por sala e software próprio para as crianças com dificuldades;


Medida 3. Uma sala de informática na escola para que as crianças pudessem aprender a trabalhar no computador;


Medida 4. Um espaço/sala de informática para utilização dos habitantes dos Bairros da Freguesia.

(enviado em 18 de Janeiro subscrito por cinquenta alunos, cujo primeiro subscritor é André da EB1 dos Correios)

Professora responsável: Margarida Almeida


EB1 DAS CRUZES

Medida 1. Sala de Informática;


Medida 2. Quadros interactivos em todas as salas de aula;


Medida 3. Aulas de TIC ou AEC de informática;


Medida 4. Internet wireless.

(estas medidas estão todas fundamentadas. As justificações não são votadas)
(universo de participação uma turma do 3º ano e outra do 4º ano da EB1 das Cruzes)

Professora responsável: Álvaro Ferreira (apoiado por outros)


EB1 VILARINHA

Medida 1. Apetrechar a Escola com wireless;


Medida 2. Colocar quadros interactivos e leitores de CD em todas as salas;


Medida 3. Construir uma Sala em cima da Cantina (mediateca);


Medida 4. Criar uma plataforma para o moodle.

(enviado a 15 de Janeiro, as medidas estão suportadas por justificação e envolvem os alunos do 3º e 4º ano da EB! Da Vilarinha)

Professora responsável: Maria Helena


EB1 DOS CASTELOS

Medida 1. Computadores para a sala de aula ligados á internet wireless.

Medida 2. Internet wireless nas salas de aula.

Medida 3. Salas de informática com aulas.

Medida 4. Quadros interactivos nas salas de aula
(enviado e 18 de Janeiro, as medidas estão fundamentadas e evolvem os alunos da EB1 dos Castelos)

Professora responsável: Tânia Ferreira


EB1 DO VISO

Medida 1 Equipar as escolas com consolas Wii;


Medida 2. Instalação da Internet sem fios;


Medida 3. Vídeo-conferência;


Medida 4. Plataforma de aprendizagem.

(enviado a 18 de Janeiro, medidas precedidas de fundamentação. Participaram alunos de três turmas do 3º e 4º ano da EB1 do Viso)

Professora responsável: Elisabete Novais


EB1 PADRE AMÉRICO

Medida 1. Um Parque tecnológico;


Medida 2. Pulseiras medidoras dos sinais vitais do corpo humano;


Medida 3. Biblioteca Virtual em todas as salas de aula;


Medida 4. Equipar as escolas com energias renováveis.

(enviado a 18 de Janeiro, participaram duas turmas, uma do 3º ano e outra do 4º ano da EB1 Padre Américo e as medidas estão sustentadas por fundamentação)

Professora responsável: Gabriela Lavado


COLÉGIO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Medida 1. Oferecer a todos os alunos e professores pen drive;


Medida 2. Criar um repositório virtual de manuais, livros, trabalhos e outras actividades pedagógicas, com acesso aberto aos alunos das escolas de Ramalde;


Medida 3. Criar um jornal virtual, onde todas as escolas possam aceder e trocar experiências;


Medida 4. Garantir acesso á Internet gratuito, através de sistema de cabo ou wireless colectivo (licenças partilhadas), e proporcionar aos alunos, pais e professores das escolas de Ramalde, formação sobre os cuidados a ter na utilização do computador e da internet.

(enviado a18 de Janeiro, subscrito por oitenta e seis alunos do Colégio Nossa Senhora do Rosário, cujo primeiro subscritor é Diogo Oliveira Pinto)
Professores responsáveis seis, primeira subscritora Sílvia Mota

COLÉGIO S. JOÃO DE BRITO

Medida 1. Todas as salas de todas as escolas devem ser equipadas com quadros interactivos;


Medida 2. Todos os alunos com um computador ligado á Internet por wireless;


Medida 3. Uso de plataformas virtuais em sala de aula;


Medida 4. Formação para os professores.

(enviado a18 de Janeiro, todas as medidas estão fundamentadas, o projecto é da autoria do Grupo de alunos Camões do Colégio S. João de Brito e tem como 1º subscrito Afonso Caramalho)

Nota importante aos alunos e Professores:

Estas são as medidas transcritas dos Projectos de Recomendação apresentados pelos dez estabelecimentos de ensino básico a participar na IV Sessão deste projecto. A Equipa deliberou transcrever só as medidas, por o debate, para votar a Recomendação da freguesia, incidir sobre estas. Opção que objectiva facilitar o trabalho dos alunos para o debate na reunião preparatória.
A avaliação da equipa e consequente proposta ao Júri é feita com base em todos os itens definidos nos critérios iniciais.

Porto, Ramalde, 21 de Janeiro de 2010


A Equipa Coordenadora

Julieta Sampaio
Telmo Lopes
Patrícia Rapazote 

medidas projectos.pdf (clique aqui)




Calendário das Reuniões


Regulamento do Projecto Ramalde com as Crianças IV (clique aqui)
Calendário descritivo 09/10 (clique aqui)


Edição 2009/10 - Equipa coordenadora (consulte aqui)
Detalhes das Fases do programa (consulte aqui)


INFORMAÇÃO ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
DIA 15 DE Junho de 09

A Assembleia de Freguesia reuniu, em Sessão extraordinária, no dia 15 de Junho, para apreciar e votar o Relatório do “Ramalde com as Crianças” referente ao ano de 2008/2009 e ainda apreciar e votar a Proposta da Equipa Coordenadora para o ano de 2009/2010.

Nesta Sessão, que excepcionalmente se realizou às 18H00, participaram os dezanove “deputados” eleitos nas oito EB1 de Ramalde, o Colégio de Nossa Senhora do Rosário e ainda os sete jornalistas, alunos, que tinham vindo a fazer a cobertura do projecto nas diferentes fases.

Os Directores dos Agrupamentos de Escolas, Coordenadores das EB1, Professores, Titulares e AECS, que orientaram os trabalhos nas escolas, Associações de Pais e muitos familiares, assistiram a uma Sessão da Assembleia de Freguesia, que a história registará.

A Presidente Mariana Gonçalves dirigiu aos Deputados uma sensível mensagem de agradecimento, não deixando de salientar a importância do projecto na escola, na Sessão e na visita à AR e Residência oficial do PM. A Presidente Mariana tocou o coração de todos.

No cumprimento da OT a Coordenadora da Equipa Julieta Sampaio realçou o objectivo destes projectos na escola, quer no enriquecimento das matérias curriculares, quer ainda na formação e educação cívica.

No debate os Partidos deixaram claro um testemunho de apreço pelo Projecto, saudando a Equipa Coordenadora, os Professores e manifestando a inequívoca vontade política de apoio à continuação.

No mesmo sentido se pronunciou o Presidente da Junta que elogiou a Equipa Coordenadora, os Professores de Ramalde, saudou os Pais e terminou a salientar a cooperação das Actividades de Enriquecimento Curricular, a partir do ano de 2007/2208 e a qualidade da política de Educação na freguesia.    

Na votação o Relatório foi aprovado por unanimidade e aclamação dos presentes.

No ponto 2 da OT o Deputado Filipe Costa, como Membro da Equipa Coordenadora apresentou a Proposta para o ano de 2009/2010, referindo que embora se esteja muito perto do acto eleitoral, o calendário escolar e os Planos de Actividades das Escolas exigem a esta Assembleia esta deliberação, que deverá ser rectificada pela Assembleia saída das novas eleições.

O Deputado Paulo Moz Barbosa apresentou uma adenda à Proposta inicial, subscrita por todos os Deputados com o objectivo de louvar a Equipa Coordenadora pelo trabalho realizado.

A Proposta para o ano de 2009/2010 definia o calendário do projecto e o tema de estudo.

Tema – AS NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZEGEM  

A Proposta foi aprovada por aclamação.

A Sessão foi encerrada pelas Presidente da Assembleia em conjunto com a Mariana Gonçalves, simbolizando o presente e o futuro.

A Presidente da Assembleia

   Julieta Sampaio



Proposta (aqui)

Adenda
(aqui)


Crianças das Escolas EB1 de Ramalde visitam a Assembleia da República e a Residência Oficial do Primeiro Ministro

Dia 14 deste mês foi um dia especial para sessenta e quatro crianças das escolas EB1 Ramalde, seus pais e professores.

Numa viagem única e irrepetível nas suas vidas, no vasto programa consistia uma visita à “casa da democracia portuguesa”, a Assembleia da República (AR), sendo-lhes possibilitada a oportunidade de contactarem com personalidades políticas institucionais, como o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, António José Seguro.

A comitiva com mais de 120 pessoas almoçou na AR sendo de seguida promovida uma visita guiada ao Palácio de S. Bento, onde todos os visitantes tiveram a oportunidade de auscultarem parte da história da democracia portuguesa, os seus símbolos e significados. Um dos momento mais altos da visita foi a interacção gerada na Sala das Sessões da AR, onde as crianças tiveram a oportunidade de se sentarem nos diversos lugares destinados aos Deputados das diversas bancadas políticas.

O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, teceu os maiores elogios ao projecto "Ramalde com as Crianças", enaltecendo o seu contributo para uma educação para a cidadania. Por sua vez, o Presidente Manuel Maio agradeceu ao Presidente Jaime Gama “a disponibilidade sempre patenteada para com Ramalde e as nossas crianças, nas sucessivas visitas feitas à AR, no âmbito deste projecto, e o inestimável reconhecimento que a AR, na pessoa do seu Presidente, dedica a esta causa cívica de primordial importância para o crescimento e formação educativa das crianças que encerra os valores da cidadania” . A Presidente da Assembleia de Freguesia, Julieta Sampaio, e a Mesa eleita pelos alunos do "Ramalde com as Crianças", Mariana Gonçalves, Luís  Alves e Bernardo Fernandes, entregaram ao Presidente Jaime Gama as recomendações emanadas da Assembleia de Freguesia de 25 de Abril último do projecto “Ramalde com as Crianças”, bem como o respectivo dossier completo.

O passo seguinte foi a recepção na escadaria principal do Palácio de S. Bento que o Deputado e Presidente da Comissão de Educação e Ciência da AR, António José Seguro, fez a toda a comitiva, sendo de destacar o carinho por este dedicado ao projecto e, como lhe é muito pródigo, a interacção sempre muito genuína que dispensa às crianças. O Presidente Manuel Maio ao apresentar os seus cumprimentos e agradecimentos ao Presidente António José Seguro, “realçou o excelente trabalho que a Comissão a que tão bem preside tem desenvolvido, constituindo uma âncora política de grande relevo perante um dos eixos fundamentais da construção de uma democracia plena e sustentada e respectiva garantia de futuro: uma aposta segura da Educação”  O “Coro Infantil e Juvenil de Ramalde”, que merecidamente fez parte da comitiva,  interpretou vários temas do seu reportório e dedicou-os ao Presidente António José Seguro. Não contendo o seu entusiasmo, este sentou-se ao piano e tocou uma música que dedicou à comitiva (clique aqui para ver blogue de António José Seguro e o espaço dedicado a esta visita).

Com o início da sessão parlamentar, que entretanto começara, a comitiva foi dirigida às galerias onde assistiu aos trabalhos dos deputados portugueses e ao respectivo debate sobre Segurança e Saúde.

Com a tarde já a caminhar para o seu fim, s Deputados efectivos e suplentes do "Ramalde com as Crianças", mais os (alunos) jornalistas, acompanhados por Manuel Maio e Julieta Sampaio, foram visitar a residência oficial do Primeiro-ministro tendo sido recebidos pelo seu Chefe de Gabinete e vários assessores (destacamos as medidas de eficiência energética e de microprodução de electricidade instalados na residência oficial, conforme exemplar abaixo do prospecto facultado).

Esta foi mais uma jornada memorável para as nossas crianças, sendo que a oportunidade da visita e do conhecimento com os valores da cidadania e da democracia participativa, encerra um dos principais objectivos traçados por esta junta:  uma aposta firme nos valores da Educação.


RAMALDE COM AS CRIANÇAS

III SESSÃO

INFORMAÇÃO

 

 

Cumpriu-se o agendamento da III Sessão “Ramalde com as Crianças” no dia 25 de Abril. Uma jornada de comemoração e reafirmação da democracia e da LIBERDADE na freguesia de Ramalde

 

Os nossos “deputados” cumpriram a sua agenda na ousadia de questionar, de deliberar e de recomendar aos Poderes Institucionais.

 

Com este Projecto, a Freguesia de Ramalde, reafirma a vontade política da Assembleia de Freguesia e da Junta, para continuar com um projecto de Cidadania em colaboração com a Comunidade Educativa da freguesia.

 

A Equipa de Coordenação agradece publicamente aos agentes educativos, DREN, Professores e Responsáveis de Escolas, o apoio e empenhamento, ao longo de todo o ano, não esquecendo a Equipa de Execução e demais colaboradores, que tornaram possível, com criatividade e inovação, a apresentação pela imagem.

 

O projecto encerra os trabalhos com a deslocação à Assembleia da República no dia 14 de Maio.

 

 

A Equipa Coordenadora

 

Julieta Sampaio                      Telmo Lopes                    Filipe Costa

 

Recomendação aprovada, por aclamação, na III Sessão

Projecto Recomendação

 

 

 

III Sessão da Assembleia de Freguesia "Ramalde com as Crianças"

 

O 25 de Abril é em Ramalde um dia duplamente significativo, quer pela Comemoração do 25 de Abril de 74, quer pela realização da Assembleia de Freguesia "Ramalde com as Crianças". Ambas afirmam os princípios da Liberdade, da Democracia e da Cidadania.

 

O Projecto "Ramalde com as Crianças" inicia em Junho, com a informação do tema a trabalhar às Escolas e prolonga-se até Maio, com a visita à Assembleia da República, sendo importante destacar outros três momentos extraordinariamente ricos: as eleições dos “deputados” nas escolas, a Reunião Preparatória e a Assembleia de Freguesia. Ao longo de todos estes meses os alunos ficam a compreender como funciona uma assembleia de freguesia, como se processam eleições representativas num país democrático, o que são e como se redigem projectos de recomendação, entre outros conhecimentos indispensáveis a um cidadão de pleno direito. Mas também desenvolvem o interesse pela comunidade (local) e a preocupação com o bem estar dos outros. Em duas palavras, aprendem a fazer uma democracia participativa.

 

A abertura foi feita pelo Presidente da II Sessão, Francisco Cardoso, tendo chamado para a MESA o Presidente da Junta, Manuel Maio, o Director Regional Adjunto, António Leite, o Vereador da CMP, Sampaio Pimentel, e o representante da AF na Equipa de Coordenação, Filipe Costa. O Presidente da II Sessão deu posse à MESA da III Sessão, eleita na reunião preparatória, constituída por Mariana Gonçalves (EB1 dos Correios ) – Presidente da Mesa, Luís  Alves (EB1 da Vilarinha) – 1º Secretário e Bernardo Fernandes (Colégio Nossa Senhora do Rosário) – 2º Secretário.

 

No Período de Antes da Ordem do Dia (PAOD), os "deputados" questionaram os Líderes dos Grupos de Representantes da AF. No final dirigiram uma mensagem aos jovens “deputados”.

 

Seguiu-se o Período da Ordem do Dia, com os "deputados" a fazerem uma apreciação do Projecto e a aprovarem por aclamação o Projecto de Recomendação, que foi lido pelo Primeiro Secretário.

 

Os alunos jornalistas fizeram a cobertura da Sessão, captando todos os momentos, registando todos os factos e depoimentos.

 

A participação dos professores e encarregados de educação foi assinalável, numa demonstração de apoio ao projecto e no reconhecimento das sua importância para os alunos das EB1/JI de Ramalde.

 

O almoço convívio que se seguiu, serviu para recuperar forças, trocar impressões sobre a Sessão e aproximar todos os envolvidos no projecto: crianças, encarregados de educação, professores, deputados da Assembleia de Freguesia, Executivo da Junta, equipa de Coordenação e de Execução.

 

Usaram da palavra os convidados acima enunciados e o Presidente da Junta Manuel Maio, que apresentou uma comunicação (clique aqui) a todos os presentes sobre os “Direitos da Criança”, no quadro das convenções internacionais.

 

O encerramento da Sessão foi feito pela Presidente da Assembleia de Freguesia, com uma comunicação (clique aqui) sobre o que representa este projecto para Ramalde e as crianças numa perspectiva de inserção e educação para uma cidadania plena.



Para consulta da proposta de resolução e regimento, deve"clicar" no link da Assembleia de Freguesia.

Agenda da III Sessão

Distribuição das Perguntas III Sessão

Lista de deputados da III Sessão

Cartaz dos deputado e professores do Ag. Clara de Resende e Manoel de Oliveira

Cartaz dos deputado e professores do Ag. Maria Lamas e Colégio Nossa Senhora do Rosário

Cartaz dos deputado e professores do Ag.Viso

Cartaz dos deputado e professores do Ag. Viso continuação

Cartaz dos jornalistas




Projecto Ramalde com as Crianças 2008/2009

 

 

Debiberação de 13 Junho 2008

 

Recomendação Aprovada em Assembleia de 27 de Junho 2008

 

Informação reunião geral de 23 Outubro

 

 

INFORMAÇÕES

 

 

Calendário Descritivo

 

Guia do Professor

 

Calendário

 

Manual do Deputado

 

Ficha de Inscrição

 

Plano de Trabalho até Dezembro 

 

Ornanograma

 

Lista de Rscolas Inscritas

 

 

REUNIÃO GERAL COM O UNIVERSO ESCOLAR DE  RAMALDE - INFORMAÇÃO

 

 

Acta da Reunião da Equipa III sessão

 

Informação Reunião da III sessão

 

Eleições Deputados III sessão

 

“Deputados” das EB1 eleitos para  “Ramalde com as Crianças”

 Decorreram em 12 de Março as eleições dos deputados das várias escolas EB1 de Ramalde, incluindo o Colégio Nossa Senhora do Rosário, para o projecto “Ramalde com as Crianças” após um período de intensa campanha eleitoral feita pelas listas candidatas dos 4º.s anos.

Os actos eleitorais foram acompanhados pela equipa do projecto, Julieta Sampaio e Telmo Lopes, responsáveis pela Equipa do Projecto, aproveitando para explicar às crianças o funcionamento das eleições políticas no nosso país.

Os deputados eleitos nas várias escolas irão representar a sua escola numa sessão da Assembleia de Freguesia de Ramalde, no dia 25 de Abril, e farão uma  visita à Assembleia da República, com os pais, os professores e as crianças jornalistas.

 

 

Para mais informações ou questões entre em contacto conosco através do seguinte e-mail:

ramalde.criancas@jf-ramalde.pt




INFORMAÇÃO - Projecto Ramalde com as Crianças 2007/2008

 

Projecto 2007/2008

Projecto 2007/2008 - Informação

Prémio Reportagem

Calendário 2007/2008

Informações aos Professores

Convocatória Reunião de dia 8 de Novembro 2007

Manual do Deputado

Convocatória Reunião Preparatória

Carta Professores e Coordenadores

Acta Reunião do Juri 

Recomendação aprovada a 25 de Abril de 2008

Recomendação Aprovada




INFORMAÇÃO - I Assembleia do Projecto Ramalde com as Crianças 2006/2007

 

Realizou-se, de acordo com os objectivos propostos, a I Sessão do Projecto de cidadania, resultante do protocolo público, assinado a 22de Setembro de 2006, entre a Assembleia de Freguesia de Ramalde, a Junta de Freguesia e a Direcção Regional de Educação do Norte, que decorreu no dia 25 de Abril no Salão Nobre da Junta.

 

A I Assembleia, composta por dezanove “deputados” eleitos nas Escolas Básicas da Freguesia no dia 19 de Março, foram empossados, com assinatura pública da Acta, pelos Presidentes da Assembleia de Freguesia e da Junta, que lhes dirigiram palavras de muito apreço e de incentivo á continuação da participação cívica.

Os “deputados” cumpriram a sua Agenda da seguinte forma:

1. No Período de Antes da Ordem do Dia questionaram os Líderes dos Grupos Parlamentares de acordo com o Regulamento do Projecto:

PSD/CDS – Paulo Rios – 6 perguntas;

PS – Paulo Moz Barbosa – 5 perguntas;

CDU – José Manuel Varela – 3 perguntas

BE – Isidro Soares – 2 perguntas

No final deste período os Líderes deixaram uma mensagem aos Jovens de incentivo à participação cívica, nunca desistirem de questionar e ainda, referencias à data histórica do 25 de Abril, como marco inquestionável da liberdade.

No Período da Ordem do Dia os Jovens “deputados” aprovaram, por unanimidade, o Projecto de Recomendação, em anexo, que no cumprimento da deliberação por eles tomada, será enviado às Entidades referidas.

A Encerrar a I Sessão o Director Adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte, António Leite, deu os parabéns aos jovens “deputados”, felicitou a Autarquia de Ramalde e incentivou à continuação do projecto.

A I sessão, foi superiormente dirigida, pelo Presidente António Guimarães, pelo 1º Secretário Pedro Marques e pela 2ª Secretária Inês Mendonça Castro, eleitos, por voto secreto na reunião preparatória.

No final foram distribuídas várias lembranças da Assembleia de Freguesia e da Junta, salientando-se, pela sua importância, a distribuição de Uma Constituição da República por e para miúdos, oferta especial da Assembleia da República e o Diploma da Participação em nome da AF.

Os “deputados” da I Sessão ofereceram aos Líderes e ao Director Regional Adjunto um livro, edição da Assembleia da República que versava o 25 de Abril com as crianças.

No final a Presidente da Assembleia de Freguesia agradeceu o esforço e a participação de todos, nomeadamente o apoio financeiro e logístico do Presidente da Junta, o empenhamento da Equipa do Projecto, da DREN, das Escolas e seus Professores no apoio aos alunos, à colaboração dos Pais e das funcionárias da autarquia de Ramalde.

Ramalde é a única freguesia do País que tem uma Assembleia de Freguesia dos Jovens.

Anexo 1 – Lista de presenças assinada

Anexo 2 – Acta de Posse

Anexo 3 – Projecto de Recomendação 

 

 

Livro Regimento I Sessão


|Imprimir

Desde 2007-11-25,
este site teve
644463 visitas
ACESSO AO SITE
Utilizador
Palavra-Chave
Entrar no site >
Registar Recuperar
AGENDA
<Agosto de 2014>
stqqssd
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567
SONDAGEM
Não existem sondagens.
NEWSLETTER
SUBSCREVER
VIVER RAMALDE
DOWNLOAD .PDF

  © JFRamalde’08 | todos direitos reservados