Freguesia de Ramalde

ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 26 DE MAIO – ALTERAÇÕES IMPORTANTES

Já nestas eleições os Eleitores de Ramalde terão a vida mais facilitada, aproveitámos as alterações agora introduzidas pelo SIGMAI nos cadernos eleitorais para os realocar e redistribuir melhor nos Postos de Voto mais próximos das respetivas moradas.

Poderá avaliar, no Mapa anexo, as agora 4 (quatro) áreas (eram duas), as suas delimitações e onde se situa o respetivo Posto de Voto.
Carregar aqui

A Freguesia de Ramalde tem, à data, 33.469 eleitores. Com esta alteração, 24.000 abandonarão os antigos locais de voto, permanecendo nos mesmos locais onde têm votado cerca de 10.000.

Cada área (zona geográfica) foi redefinida conforme os códigos postais. Privilegiámos, nas ruas limítrofes e de fronteira, as áreas com menos eleitores para o melhor equilíbrio possível entre todas. Ainda assim, a Escola Maria Lamas é a maior, com 11.262 eleitores e a do Viso, a mais pequena, com 5.288. As Escolas das Campinas e Clara de Resende têm cerca de 8.000 eleitores.

Cada Mesa passa a ter um máximo de 1.500 eleitores.

O Cartão e o respetivo Número de Eleitor deixarão de existir, em todos os atos eleitorais as mesas serão numeradas sequencialmente e, nelas, os cadernos eleitorais ordenados alfabeticamente.

A Junta providenciará, como sempre tem acontecido, por uma boa logística e acompanhamento para que as eleições decorram o melhor possível. Será afixada nos átrios das Escolas sinalética de informação que ajude o eleitor a saber qual a mesa onde vota, devendo, por isso, fazer-se acompanhar do Documento de Identificação.

Os Postos e os Locais de Voto (nas 4 Escolas da freguesia) são identificados pelas letras A, B, C e D conforme quadro abaixo. A consulta dos Cadernos Eleitorais é possível através da internet - Carregar aqui

Nestas eleições o SIGMAI irá proceder a testes e simulação do voto eletrónico em algumas freguesias, mais uma avanço na modernização e facilitação deste importante ato de cidadania para futuro.

Em 2021 iniciar-se-á mais uma Operação de Recenseamento (vulgo Censos), o que acontece de 10 em 10 anos. Trata-se de uma operação, estatisticamente importante, para conhecer quantos somos, os agregados familiares, a distribuição etária (juventude e envelhecimento), graus de escolaridade e literacia e todo um conjunto de dados fundamentais para conhecimento da população tendo em vista uma boa e adequada governação.

Deixamos, ainda, mais alguns conselhos úteis:

1.    Os eleitores, titulares do antigo Bilhete de Identidade (BI), Vitalício, devem proceder à sua substituição pelo Cartão de Cidadão (CC) junto das Lojas de Cidadão (não é possível fazê-lo no Espaço de Cidadão da Junta, a operação é mais complexa que a simples alteração de morada, esta, sim, possível);

2.    O CC tem informação completa, importante, útil e vantajosa para os seus utentes: morada, número (da Segurança Social, da AT, do Sistema Saúde) e outras, vale a pena possui-lo. Substitui também o Atestado de Residência nos procedimentos administrativos (poupa tempo e custos na obtenção de atestados no recurso à Junta);

3.    Há cidadãos moradores na Freguesia que ainda não atualizaram as suas residências apesar de esta ser uma obrigação legal. Devem fazê-lo, não podem votar em Ramalde e, com o seu voto, escolher os candidatos que entendam possam melhor servir os seus interesses e os da freguesia;

4.    Na Junta de Ramalde funciona um Espaço do Cidadão (EdC) e um Posto CTT, todos os dias úteis, entre as 09:00 e 17:00 horas, aptos a esclarecer e satisfazer pedidos dos cidadãos. Para conhecer as suas funcionalidades e serviços - Carregar aqui.

5.    Por último, não deixe de nos contatar, interpelar, fazer reclamações ou apresentar sugestões de melhoria. São atos de cidadania que agradecemos e nos podem ajudar a ser mais eficientes e eficazes nas tarefas político-administrativas que desenvolvemos tendo em vista melhor qualidade de vida e o bem-estar de todos os cidadãos.

______________________________________________________________________________________________________________________________

Criação de Postos de Recenseamento

2018-09-19

E D I T A L
Criação de Postos de Recenseamento

António Castanheira Fernandes Gouveia, presidente da Comissão de Recenseadora da Freguesia de Ramalde, faz público que, nos termos do n.º 2 e n.º 3 do art.º 25.º da Lei n.º 13/99, de 22 de março, foram criados os seguintes postos de recenseamento:

Posto A – Escola EB 2,3 Maria Lamas
Posto B – Escola Secundária Clara de Resende
Posto C – Escola EB 1 Campinas
Posto D – Escola EB1 Viso

Mais faz saber que, nos termos do art.º 26.º da Lei n.º 13/99, de 22 de março, podem recorrer da decisão de criação dos postos de recenseamento, no prazo de 10 dias, no mínimo 25 eleitores.

Porto e Secretaria, 19 de setembro de 2018

O Presidente da Comissão Recenseamento
 António Gouveia

Clique aqui para consultar o edital