Rusgas de São João

Festas de São João encerram no sábado com as tradicionais Rusgas

O programa oficial das Festas de São João do Porto, que este ano se iniciou a 23 de maio, encerra na noite de 4 de julho.
As Rusgas de São João são uma tradição que remonta a 1957 e que foi recuperada pela Câmara Municipal do Porto há já alguns anos, envolvendo as várias freguesias da cidade. Com início no Terreiro da Sé, às 21h00, terão este ano um percurso diferente. A a exibição perante o júri irá decorrer na Alameda das Fontainhas, depois de um desfile que percorrerá as ruas de Saraiva de Carvalho, Duque de Loulé, Alexandre Herculano e Passeio das Fontainhas, numa extensão total de cerca de 1.200 metros.

Nesta edição, estarão a concurso sete rusgas, em representação de cada uma das freguesias do Porto: União de Freguesias do Centro Histórico, União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Junta de Freguesia do Bonfim, Junta de Freguesia de Campanhã, Junta de Freguesia de Paranhos e Junta de Freguesia de Ramalde.

O regulamento define que cada rusga deve ser formada obrigatoriamente por um mínimo de 30 elementos. No conjunto das sete rusgas, o evento totalizará este ano cerca de 1.420 participantes, com a formação mais pequena a ser composta por 45 pessoas e a maior a ultrapassar as 300.

Embora livre, o tema de cada rusga deve manter um cunho tradicional, evocando factos e costumes da história do Porto. E a letra e música que acompanham cada marcha devem ser originais.

Ao júri, composto pelo historiador Joel Cleto, a bailarina Liliana Garcia (vencedora do concurso televisivo "Achas que sabes dançar?"), a figurinista Cristina Costa (licenciada em História da Arte e fundadora da ACE - Escola das Artes), a diretora Executiva da Associação de Turismo do Porto, Helena Gonçalves, e o jornalista Secundino Cunha, competirá apreciar a exibição de cada rusga e atribuir uma pontuação de acordo com a avaliação da coreografia apresentada, os figurinos, a cenografia e a musicalidade. A rusga vencedora será anunciada na tarde do dia seguinte, 5 de julho.

Para anteceder a chegada das marchas à bancada dos jurados, está programada a atuação da cantora Maria do Carmo no palco instalado na Alameda das Fontainhas, a partir das 21h00.

Após o término do desfile, terá lugar um Grande Arraial de São João, que marcará o encerramento oficial das seis semanas de celebração na cidade.

ORDEM DE APRESENTAÇÃO DAS RUSGAS:

1. União das Freguesias do Centro Histórico do Porto
- Instituição: Clube Desportivo e Cultural dos Guindais
- Tema: São João das Fontainhas

2. União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
- Instituição: União Desportiva de Massarelos
- Tema: 600 Anos dos Descobrimentos

3. União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
- Instituição: Orfeão da Foz do Douro
- Tema: A Foz do Douro

4. Junta de Freguesia de Ramalde
- Instituição: Associação Recreativa e Cultural Conjunto Dramático 26 de Janeiro