Sessão Comemorativa dos 120 anos

[ Para consultar a brochura clique aqui ]

No dia 21 de novembro, pelas 21h00, no salão nobre da Junta de Freguesia de Ramalde decorreu a Sessão Comemorativa dos 120 anos da integração da Freguesia no Concelho do Porto.
Esta Sessão iniciou-se com a atuação do Coro de funcionários da Junta, seguindo-se uma conferência alusiva à história de Ramalde, apresentada pelo historiador Prof. Joel Cleto. Após a apresentação da brochura sobre a freguesia a cargo do presidente da Junta António Gouveia, seguiu-se a atuação do Grupo de Cavaquinhos do Porto, terminando com um Porto de Honra.

Mensagem

A Freguesia de Ramalde comemora este ano o 120.º aniversário da sua integração no Município do Porto. A Junta de freguesia, o seu órgão executivo, mantem o compromisso de lutar pelo bem-estar e melhor qualidade de vida da sua população na oferta de prestação de serviços administrativos e outros que imprimam maior coesão social, particularmente nas suas franjas mais carenciadas, as crianças e jovens e os seniores. Vale a pena recordar alguns destes projetos ou programas:

Atividades de Enriquecimento Escolar (AEC) – Programa orientado por esforçados professores coordenados por técnicos da Junta, tem marca própria e é bem reconhecido em Ramalde, junto das Associações de Pais e Professores do ensino básico. Melhorámos a disciplina de Educação Física introduzindo o Hóquei em Campo, o Voleibol e a Natação. No Hóquei, continuaremos a parceria com o Grupo Desportivo do Viso, clube distinguido recentemente em Londres com o troféu europeu de melhor grupo da sua categoria nesta modalidade. E, já este ano, uma outra parceria, com o Ramaldense, antigo campeão nacional cuja direção quis retomar a modalidade, tal como no Voleibol e Natação, o desporto é uma escola de virtudes. Os Bombeiros Voluntários Portuenses juntaram-se a nós facultando-nos as suas instalações. Iniciámos também nas escolas básicas um projeto de “Educação para a Cidadania” para os alunos do 4.º ano o qual abordará a temática da Política nas suas vertentes Cidadania e Democracia.

Universidade Intergeracional (UIFP) - Junto à estação do Metro de Ramalde, funciona em parceria com a Universidade Fernando Pessoa. Aberta também aos jovens (ali funciona também o projeto Espaço-Criança), tem maior impacto nos seniores (85 inscritos este ano).

Loja Social e Ramalde Solidário – São dois projetos básicos, interligados e importantes neste nosso programa de coesão social.
A Loja Social recebe e distribui roupas, calçado, brinquedos, mobílias e géneros alimentícios e o Ramalde Solidário prepara e distribui refeições quentes a cerca de 40 famílias muito carenciadas, com vários restaurantes e padarias de Ramalde a oferecerem sobras do dia-a-dia. Estamos a recrutar um grupo de voluntariado em parceria com o Colégio do Rosário para podermos aumentar estas ofertas.

Programa Raiz-Escolhas – Parceria cuja promoção cabe às Irmãs do Coração de Maria/ Colégio do Rosário e a que se associaram outras entidades importantes da cidade, funciona no equipamento Vasco da Gama e com maior impacto na população jovem da vizinhança (bairros das Campinas e de Ramalde).

Ramalde de Intervenção – Projeto similar mas em parceria e com a promoção da IPSS ASAS de Ramalde, uma das mais importantes da freguesia, aberto à população dos bairros do Viso e de Ramalde do Meio a funcionar no PerViso, edifício da CMP cedido à Junta, no Viso e na UIFP, equipamento propriedade da Junta.

Disponibilizamos outras atividades e serviços (esta brochura refere-as mais adiante) e, recentemente, inaugurámos modernas instalações para atendimento de utentes, um dos oito Espaços de Cidadão (EdC) distribuídos pela cidade que a CMP negociou com a AMA.

Entendo assim, enquanto presidente da Junta, que não há razões para temer o futuro, bem ao contrário, temos razões para nos felicitarmos, todos os Ramaldenses, por mais esta efeméride cujo passado e presente, obra de muitos, a todos honra. Numa singela cerimónia quisemos recordar esse passado para podermos continuar nesta senda de progresso e de desenvolvimento bem notórios nestes últimos 120 anos. Ninguém poderá regatear esforços neste objetivo de partilha e solidariedade, a Junta continuará a ser a locomotiva da freguesia de Ramalde puxando as carruagens do trabalho, esforço e dedicação de todos, sem exceção.

António Gouveia

Presidente da Junta