XXV edição do Festival Nacional de Folclore de Ramalde

XXV FESTIVAL NACIONAL DE FOLCLORE DE RAMALDE

No passado dia 9 de Julho, realizou-se na Casa de Ramalde, a XXV edição do Festival Nacional de Folclore de Ramalde.
Participam os seguintes agrupamentos de folclore: Rancho Folclórico de Ramalde, da Associação Recreativa e Cultural “Conjunto Dramático 26 de Janeiro” (Ramalde/Porto); Associação Cultural Recreativa e Desportiva Arco do Céu (Moimenta da Beira); Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros (Macedo de Cavaleiros); Grupo Folclórico Senhora da Saúde de Fermentelos (Águeda) e Grupo Folclórico Cantas e Cramóis de Pias (Cinfães).

A organização foi da responsabilidade da Junta de Freguesia de Ramalde e do Rancho Folclórico de Ramalde da Associação Recreativa e Cultural “Conjunto Dramático 26 de Janeiro”, contando com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, da Câmara Municipal do Porto (E. M. Porto Lazer), dos Bombeiros Voluntários Portuenses, do Agrupamento 1105 dos Escuteiros de Ramalde - CNE, Agrupamento de Escolas do Viso e do Continente Bom Dia Ramalde.

Durante a  manhã  decorreu uma arruada de divulgação do Festival  entre a Praça Afrânio Peixoto e a Rua Igreja de Ramalde, com passagem pelos Bairros das Campinas e Ramalde e pela Zona de dos Edifício do Lago e Rua São joão Bosco. Esta arruada que contou com a participação de um grupo de músicos com gaita de foles, concertina e bombos, e que  não deixou indiferentes os cidadãos que com ela se cruzaram.

O desfile com os ranchos participantes  antecedeu a exibição dos ranchos e percorreu a Avenida Vasco da Gama, desde o Espaço Comunitário Raiz,  até  à Casa de Ramalde (Rua Igreja de Ramalde).

A  noite foi muito animada, pela qualidade das danças e cantares dos grupos participantes e que representaram as diferentes regiões do país. A adesão do publico foi  entusiástica, enquadrada pelo belíssimo cenário da Casa de Ramalde.