Casa de Ramalde

"Conflito sobre posse da Casa de Ramalde é pretexto para viagem ao século XVII

O ciclo "O documento do mês" dedica a sessão desta quinta-feira à Casa de Ramalde, edifício que terá sido riscado pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni.

Com o evento, que se realiza pelas 15,30 horas na Casa do Infante, o Arquivo Histórico Municipal recorre à história desta antiga quinta e casa aristocrática do Porto para dar a conhecer a sociedade e o quotidiano vivido num território cuja paisagem foi predominantemente rural até ao século XIX.

O documento em destaque narra o conflito que, nas primeiras décadas do século XVII, opôs Martim Leite Pereira, Morgado de Ramalde, a Francisco de Sá e Meneses, Conde de Penaguião, sobre a utilização de terrenos incultos na aldeia de Ramalde de Baixo.

Também chamada "Casa Queimada" ou "Quinta Queimada" por causa de um grande incêndio ali ocorrido aquando das invasões francesas, em 1809, a Casa de Ramalde seria propriedade da família Távora (D. Fernando Ferrão de Tavares e Távora e sua mulher, D. Maria da Conceição Silva da Fonseca Meneses Cyrne de Bourbon Leite Pereira), na década de 60 do século XX.
Em 1968, deixou de ser utilizada como residência para ali se instalar o Museu Nacional da Literatura até 1988, acolhendo atualmente a Direção de Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Norte.

O desenho a cores acima reproduzido é da autoria de Gouveia Portuense e foi publicado na obra "Portas e casas brasonadas do Porto e seu Termo. Documentário heráldico" (Porto, 1945).

Através do ciclo "O documento do mês" do Arquivo Histórico Municipal, o Pelouro da Cultura pretende aproximar a cidade da sua História, trazendo para fora das estantes documentos caracterizadores da memória coletiva.

A participação é gratuita mediante pré-inscrição.
+Info:
Arquivo Histórico Municipal do Porto
Tel. 222 060 423
casadoinfante@cm-porto.pt"

(Fonte: Câmara Municipal do Porto - 19-07-2017)