XXVI Festival Nacional de Folclore de Ramalde

» XXVI FESTIVAL NACIONAL DE FOLCLORE DE RAMALDE

No passado dia 15 julho decorreu mais uma edição do Festival Nacional de Folclore de Ramalde, na Casa de Ramalde, organizado pela Junta da Freguesia de Ramalde em parceria com a Associação Recreativa e Cultural “Conjunto Dramático 26 de Janeiro”.

Para além do rancho do Folclore de Ramalde (anfitriã) participaram os seguintes grupos: Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas” (Salir / Loulé); Rancho Folclórico “As Costureirinhas de Cavernães” (Cavernães / Viseu); Grupo Folclórico do Centro Cénico e de Bem-Estar Social de Cela (Cela / Alcobaça) e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Arões (Arões / Fafe).
Esteve uma noite amena marcada pela forte adesão do público, cerca de 500 pessoas, e também pela qualidade e diversidade das danças e cantares apresentados pelos diferentes ranchos, quatro dos quais filiados na Federação Portuguesa de Folclore.

A anteceder a exibição decorreu o desfile, entre Avenida do Vasco da Gama e a Casa de Ramalde.
Da parte de manhã decorreu a habitual arruada de divulgação pelas diversas ruas e bairros da freguesia que contou com a participação dos grupos de música tradicional constituída por gaiteiros, caixas e concertina.

Esta iniciativa contou igualmente com o apoio de diversas entidades: Direção Regional de Cultura do Norte, da Câmara Municipal do Porto (E. M. Porto Lazer), dos Bombeiros Voluntários Portuenses, do Agrupamento de Escolas do Viso, do Continente Bom Dia Ramalde e da Rádio Metropolitana do Porto.