Aniversário - Conjunto Dramático 26 de janeiro

"No dia 26 de janeiro de 1924, um grupo de jovens de Ramalde fundava o Grupo Dramático e Beneficente 26 de Janeiro. Com uma história longa, ideais resistentes, a hoje designada Associação Recreativa e Cultural Conjunto Dramático 26 de Janeiro completou 94 anos. O aniversário foi assinalado no sábado, em festa que contou com a presença do presidente da Câmara, Rui Moreira.

Desde 1936 instalada no número 194 da Rua de Requesende, a instituição dedicou as primeiras décadas de atividade à produção teatral, com os seus fundadores a desejarem, através das artes, apoiar os habitantes mais carenciados da freguesia e proporcionar espetáculos em Ramalde.

Ao teatro juntou-se, mais tarde, outro conjunto de atividades. Hoje, a Associação é composta pela Companhia de Teatro de Ramalde, o Rancho Folclórico de Ramalde e uma série de atividades desportivas e de animação cultural, como é o caso da pesca desportiva, aulas de karaté, capoeira e zumba ou do Grupo de Cavaquinhos do Porto.

Resistindo a diferentes períodos sensíveis, a Associação promoveu obras de recuperação do seu espaço em 2016. Na atualidade e pela frente há desafios, mas sobretudo vontade em prosseguir com um projeto que faz parte da vida cultural e social de Ramalde."

(fonte: site da Câmara Municipal do Porto)