Reabilitação do Bairro de Pereiró - CTT


" Está em curso a reabilitação do Bairro de Pereiró - CTT (vulgo Bairro dos Correios), na freguesia de Ramalde. As obras, iniciadas em abril, permitirão devolver dignidade ao conjunto habitacional de dois blocos construído em 1955.

Com um prazo contratual de 480 dias, a empreitada da responsabilidade da empresa municipal Domus Social, e adjudicada à NVE- Engenharias, S.A., representa um investimento na ordem dos 2.400.000,00 €.

O Bairro de Pereiró - CTT integra um total de 64 fogos, distribuídos por dois blocos, onde residem atualmente cerca de 67 pessoas. Com esta reabilitação, o Bloco A ficará dotado de 32 fogos (16 de tipologia 1 e outros 16 T2) e o Bloco B passará a ter 28 habitações (12 T1, mais 12 T2 e quatro T3).
 
Numa primeira fase, a intervenção incide sobre o Bloco A, com trabalhos ao nível de coberturas, tratamento de fachadas, interiores das habitações e redes de abastecimento de água, saneamento, gás, ventilação, eletricidade e telecomunicações. Prevê-se o regresso dos moradores às suas habitações no início do próximo ano.
 
Este projeto de reabilitação coloca o ponto final num processo complexo. Em acordo firmado em 1955, a Câmara disponibilizava o terreno e os CTT suportavam o custo da construção do bairro. As habitações foram ocupadas por trabalhadores designados pelos CTT, em regime de renda económica, paga ao Município, pelo que nos registos existentes na Domus Social apenas constava o nome do concessionário, a quem é endereçado o recibo de renda. Só em 2012, e após diversas tentativas frustradas de negociação entre as duas entidades, foi finalmente assinado um protocolo entre a Câmara e os CTT, que veio clarificar em definitivo a posse do edificado, a sua utilização e manutenção."

(fonte: http://www.porto.pt/noticias/esta-em-curso-a-reabilitacao-do-bairro-de-pereiro-ctt-)