Feira de Saberes e Sabores

» Feira de Saberes e Sabores

A Junta da Freguesia de Ramalde promoveu nos dias 7, 8 e 9 de junho, a Feira de Saberes e Sabores com o objetivo de mostrar à população da Freguesia o trabalho desenvolvido pelas Associações, IPSS, Coletividades, as AEC e a UIFP, iniciativa que decorreu na Casa de Ramalde e contou, ao longo dos três dias, com muita animação, promoção cultural, gastronomia, mostras do trabalho desenvolvido pelas associações, música e venda de peças de artesanato. A Feira incluiu ainda um concurso para eleger o melhor “Doce de Ramalde”, no qual todos os visitantes puderam participar, votando, depois de terem apreciado e saboreado as três iguarias em concurso.

Abriu as portas na sexta-feira 7, às 18 horas, com a atuação da Tuna da UIFP que brindou todos os presentes com uma novidade, o hino da Tuna, escrito e musicado por um dos tunantes. À noite, o Grupo de Cavaquinhos do Porto e o Rancho de Ramalde proporcionaram, com as suas atuações, momentos de música, boa disposição e danças regionais.

No sábado 8 decorreu o desfile da “Marcha dos Saberes” contando com a participação da Fanfarra dos Voluntários Portuenses e dos alunos das AEC´s das diversas escolas do 1º ciclo de Ramalde, representantes de várias instituições e alunos da Universidade Intergeracional.

A tarde foi preenchida com atividades lúdicas e culturais, entre as quais, ateliês de artes plásticas e pintura, mostra de karaté, jogos intergeracionais e música ao vivo com Nuno Rudy.

A noite foi homenagem o cidadão António Adriano Andrade, reconhecendo o elevado mérito cívico sempre revelado, que muito dignificou e dignifica a Freguesia, que, apesar da sua proveta idade, vem continuando na equipa do Observatório de Ramalde, que integra, homenagem que pretendeu salientar, mais uma vez, o seu trabalho contínuo no exercício da cidadania em prol da Freguesia, sendo que, nesse contexto, acabou por corresponder ao convite endereçado pela autarquia para ser elemento do digníssimo júri do Concurso “Doce de Ramalde”. Os demais componentes do júri foram o presidente da Junta António Gouveia e a antiga chefe de serviços da autarquia, já aposentada, D. Maria Alberto Duarte, também ela, homenageada pelo trabalho dedicado e exemplar executado ao longo de mais de 40 anos ao serviço da Junta e da sua Freguesia e onde a afabilidade, amizade e nobreza de carater foram exemplo de virtudes que continuam presentes e deixando, por isso, muita saudade.

Para terminar a noite em grande, apesar do frio que se fazia sentir, contámos com a atuação da magnifica Banda G7 animando todos os presentes onde a jovem Ramaldense Valéria Dias, mais uma vez, todos impressionou.

A manhã de domingo, 9, foi dedicada ao desporto, com uma demonstração de Capoeira e aula de Zumba, atividades em que todos os presentes foram convidados a participar, dançando e diluindo gorduras.

Gostaríamos de agradecer muito a participação de todas as associações e instituições de Ramalde, que connosco partilharam esta 1ª edição da Feira de Saberes e Sabores, demonstrando que juntos somos mais fortes e que este primeiro teste valerá a pena repetir.