Implementação do OC 2019 apoiado pelo Município do Porto

» Implementação do OC 2019 apoiado pelo Município do Porto – “Projeto + UIFP”

Reabilitação/Requalificação dos espaços interiores e exteriores da Universidade Intergeracional Fernando Pessoa (UIFP)

No dia 26 de setembro de 2019 procedeu-se à assinatura do Auto de Consignação da obra da 2.ª fase, dando-se assim inicio ao projeto que um Grupo de Cidadãos de Ramalde, Alunos da UIFP, apresentou e classificado em 1º lugar no Orçamento Colaborativo (OC) 2019.

As obras deverão estar concluídas num prazo de 150 dias (1.º trimestre 2020), visam agora dotar o espaço de melhores condições para que os alunos seniores e crianças da Freguesia usufruam de boas instalações e aí possam desenvolver atividades de cariz social, cultural e educacional, cumprindo os objetivos do programa eleitoral sufragado, também o do OC na promoção de políticas públicas de sustentabilidade nas suas vertentes social, cultural e ambiental.

Este edifício centenário teve a sua primeira reabilitação, conforme pesquisa junto do arquivo municipal, em 1908, por parte do Município do Porto. A atual reabilitação/requalificação desta antiga escola primária, quando terminada, rondará os 250.000 €uros, uma parte financiada pelo Município (90.000 €uros) através do OC 2019 e a restante (160.000 €uros) com fundos próprios desta autarquia. Uma equipa muito diligente e empenhada, empresa de construção, de fiscalização, de engenharia e arquitetura, também dos serviços desta Junta,  deu o seu melhor (e continuará a dar, na 2.ª fase) para que este edifício antigo se afirme cada vez mais como equipamento educativo de excelência, ativo importante e revalorizado da Freguesia de Ramalde e forte mais valia para o Bairro de Ramalde do Meio.

Aproveitamos o ensejo para informar que estamos a preparar o dossier do Orçamento Colaborativo 2020, agora no valor de 150.000 €uros, a apresentar à Câmara Municipal ainda este mês e a quem muito agradecemos, na pessoa do Presidente Rui Moreira, esta preciosa ajuda, pelo que Incentivamos desde já a população de Ramalde (Coletividades, Comunidade Escolar, outras Entidades, Instituições locais e Ramaldenses), a pensar em bons projetos que promovam boas políticas públicas de sustentabilidade para poderem concorrer.