Feira do Fumeiro de Vinhais

» Feira do Fumeiro de Vinhais

No âmbito do plano de atividades da Universidade Intergeracional Fernando Pessoa decorreu no dia 7 de fevereiro de 2020 um passeio dos alunos à Feira do Fumeiro de Vinhais.

Visitámos a Casa do Careto na aldeia de Podence e apreciámos os fatos, os chocalhos, máscaras típicas da região e toda a indumentária que os Caretos usam nas suas tropelias, gritarias e chocalhadas. Os Caretos de Podence foram oficialmente reconhecidos como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019. De seguida fomos visitar o Museu de Arte Sacra em Macedo de Cavaleiros onde vimos  o espólio religioso das unidades pastorais das Paróquias deste concelho, almoçando no Instituto Piaget, recordando os tempos de estudante, após o que rumámos à Feira do Fumeiro de Vinhais, numa tarde amena tendo podido ver os vários espaços de exposição e venda e, obviamente, efetuar a prova do fumeiro, conhecer os produtos da região, artesanato e produtos gourmet e, claro, encher o bornal com boas escolhas de enchidos e outros produtos regionais tradicionais.

A noite terminou com um jantar típico da região e o concerto de António Zambujo, num dia repleto de convívio, partilha, música e muita animação, regressando ao Porto já de madrugada.

O Presidente António Gouveia, que se fez acompanhar de três dos seis vogais da Junta, dirigiu-se aos alunos referindo que as obras de reabilitação da Universidade Intergeracional, na centenária escola primária das Cruzes (junto à estação do Metro de Ramalde) a decorrerem em bom ritmo. Neste momento, decorre o concurso para a aquisição do mobiliário necessário, financiado pela Câmara Municipal do Porto, através do Orçamento Colaborativo, num investimento total (1.ª e 2.ª fase) de cerca de 250 mil euros, o maior valor proveniente de fundos próprios da Freguesia, fruto da boa gestão levada a cabo para um equipamento que muito dignificará o bairro de Ramalde do Meio, com mais população jovem, mas algo carenciado. Informou ainda que Ramalde é também a freguesia do Porto com mais crianças e jovens (até aos 14 anos) e a de Paranhos, no segmento seguinte (15 aos 34 anos).

Os Ramaldenses e Ramalde, também o Porto de que somos todos parte, estamos de Parabéns, terminando com um agradecimento sentido a todos os Alunos pela sua contribuição, dinamismo, entusiasmo e “suave” pressão para fazermos mais e melhor neste tempo de vésperas, de incertezas, grandes mudanças e alterações climáticas que têm feito com que a ribeira da Granja (ao lado da Universidade), transborde como não era habitual.