Avaliação Intercalar AEC 2010/2011

Conforme o habitual procedeu-se a uma análise à “Avaliação Intercalar das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) 2010/2011”, em sessão ocorrida na junta, em 10 do corrente, com todos os parceiros e comunidade educativa, para aferir da evolução da sua implementação neste ano lectivo.
A reunião foi dirigida pelo presidente Manuel Maio, que enalteceu a função determinante que a autarquia vem desenvolvendo ao longo dos anos, num processo de partilha com a comunidade escolar da freguesia, para se proverem e acomodarem os melhores meios ao processo educativo com mais valia e qualidade, aposta política decisiva da Junta, aqui reflectida nas AEC. O vice-presidente e responsável pelo Pelouro da Educação da autarquia, Telmo Lopes, fez uma apresentação sistematizada e minuciosa dos dados recolhidos através de questionários e outros instrumentos de avaliação, versando o funcionamento das AEC, entre Setembro e Janeiro deste ano lectivo.
Pelos presentes foi acentuado que a implementação das AEC em Ramalde é feita com muito zelo e empenho, tendo-se mesmo destacado o trabalho desenvolvido pelos professores AEC e pelos responsáveis de escola. Também foi referido que neste momento já não há distinção nas escolas entre professores titulares e AEC: ambos constituem uma equipa pedagógica em cada um dos estabelecimentos de ensino básico do 1.º ciclo.
Um dos pontos mais acentuados nas conclusões do inquérito e que mais foi debatido
refere-se ao local e espaço onde as AEC se desenvolvem: em muitos casos no mesmo ambiente de sala de aula e nos espaços exteriores bastante deficitários. A reflexão que este tema provoca induz-nos no encontro de alternativas para melhorar o ambiente e a motivação das crianças.  Ficou bem patente nos presentes a importância das AEC como instrumento de novas competências, bem como a forma como a Junta se tem empenhado par a sua execução, ultrapassando ou minimizando alguns dos constrangimentos existente.
Participaram no encontro a Dra. Carla Gomes, em representação da DREN, as Dras. Ana Maria Magalhães e Isabel Picotês, em representação da CMP,  directores de agrupamento e/ou representantes, coordenadores/as das EB1, associações de pais, coordenador do gabinete de desporto e educação da JFR, responsáveis de escola AEC e responsáveis de área temática AEC.

Consulte aqui
a “Avaliação Intercalar das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) 2010/2011”