Comunicado do Presidente da Junta

Fomos hoje, surpreendidos pela notícia do falecimento do Professor Adriano, coordenador da Escola Básica João de Deus.

O Professor Adriano Soares Pinto, com origens em Arouca, deu muitos anos da sua vida a esta Escola que coordenava com muita dedicação, competência, entusiasmo, empenho e exigência. No que à Freguesia de Ramalde diz respeito, sempre com ela soube articular  colaborando com os nossos Serviços de Educação, Desporto e Juventude, mormente nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para que tudo sempre corresse bem. Sempre que ali me deslocava para falar aos alunos do 4.º ano, de um pequeno projeto que montei, desconstruindo-lhes três palavras algo complicadas e difíceis de entender, uma por trimestre, política, cidadania e democracia, fazíamos o ponto de situação das nossas vidas profissionais.

De imediato, falei telefonicamente com a Diretora do AE Clara Resende, Dr.ª Maria do Rosário Queirós, que me disse ser este um dia duplamente triste - o Prof. Adriano fazia hoje 65 anos -, e a quem apresentei, em nome da Junta e meu pessoal, também da equipa que comigo aqui trabalha, à direção do agrupamento onde o Prof. Adriano era Subdiretor e a toda a sua equipa de colaboradores, sentidos pêsames, extensivos à comunidade educativa de Ramalde, de modo muito especial aos professores e demais pessoal da EB João de Deus, Associação de Pais, outros Educadores e Alunos.

Por último, de forma muito intensa e também sentida, à Família do Prof. Adriano, nomeadamente a sua filha Sofia, jovem cantora lírica que tive o prazer de conhecer, de forma inopinada, há algum tempo, no Teatro S. Carlos e em outras atuações, sempre acompanhada do Prof. Adriano, um pai ‘babado’ que nunca se cansava de me elogiar os dotes musicais da filha.

Descanse em Paz, caro Professor Adriano.

Ramalde, no Porto, 26 de maio 2020

António Gouveia