4R – Ramalde Recebe, Renova e Reutiliza

O projeto 4R, financiado pelo programa JUNTAr+ do Fundo Ambiental e desenvolvido em parceria com a Critical Concrete, promove a Economia Circular na freguesia de Ramalde. Ou seja, abre as portas à reparação, reutilização e partilha - estratégias que evitam o desperdício e poupam energia, contribuindo assim para o equilíbrio ecológico e social.

O que vai acontecer em Ramalde no âmbito do projeto 4R?

Loja Social renovada
A loja social de Ramalde recebe doações de vestuário, brinquedos e outros objetos, e disponibiliza-os a famílias vulneráveis da freguesia. O projeto 4R está a renovar este espaço, para lhe conferir maior funcionalidade e capacidade de armazenamento. Graças a esta intervenção passa a ser possível doar (e receber) mobiliário de pequeno porte e objetos de decoração!
Loja Social:  Bairro das Campinas, Bloco 24 (cave) . 4100-280 Porto

Oficina multifunções
(em parceria com a associação Critical Concrete)
Precisa de serrar, martelar, lixar, “bricolar” – mas não tem espaço nem condições em casa? A associação Critical Concrete abre gratuitamente as portas da sua oficina uma vez por semana! Os fregueses passam a dispor de um novo espaço de criação, reparação e convívio. Para que não se desperdicem ideias nem materiais!
Critical Concrete: rua Direita de Francos, 1024

Catálogo de competências circulares
Em Ramalde existem vários profissionais e negócios com competências que são boas para o ambiente. Costura, carpintaria, serralharia, reparação de equipamentos elétricos e eletrónicos, são tudo atividades que permitem prolongar a vida dos nossos objetos e materiais. Os artesãos, criadores e reparadores de Ramalde são agentes de Economia Circular e merecem estar na ribalta. Só assim os residentes na freguesia sabem onde os encontrar!

Eventos para pôr as mãos na massa
Abrir e reparar, com a ajuda de um técnico, aquela torradeira avariada. Trocar as calças que já não me servem pela camisola que já não serve ao meu vizinho. Falar de Circularidade na Universidade Intergeracional. O projeto 4R oferece aos fregueses um variado programa de eventos gratuitos - para experimentar na prática as tais reutilização, reparação e partilha que a Economia Circular tanto apregoa!

Repair Café na associação Critical Concrete, 9 de Outubro de 2021

Siga o projeto 4R no Facebook da Junta de Ramalde e da Critical Concrete