Projeto Raiz

O Projeto Raiz é um projeto de intervenção comunitária dirigido às crianças e jovens do bairro de Ramalde (ou bairro vermelho, dada a cor das suas fachadas prestes a entrar em requalificação) e bairro das Campinas. Tem vindo a ser financiado pelo programa governamental “Escolhas” desde 2004 e foi criado por um consórcio constituído pelas instituições mais importantes da freguesia de Ramalde.
Em setembro de 2013 foram requalificadas as instalações do antigo Jardim de Infância Vasco da Gama, onde o projeto se encontra atualmente instalado em conjunto com o Espaço de Convívio Sénior e “Ramalde Solidário”. Esta mudança inscreveu-se no quadro de um protocolo de cooperação para cedência de instalações celebrado entre a CMP, a Junta de Freguesia de Ramalde e a Obra das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus (Colégio do Rosário) co0m quem a Junta tem parcerias.

1. O Consórcio    

Entidade promotora e gestora: Obra Social do Sagrado Coração de Maria (Colégio de Nossa Senhora do Rosário).
Entidades parceiras: Junta de Freguesia de Ramalde, Agrupamento de Escolas do Viso, Universidade Católica Portuguesa através da Faculdade de Educação e Psicologia, Paróquia de Ramalde, Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde (ASAS) e Obra do Frei Gil.

Estas instituições, pela sua própria natureza, experiência comunitária e trabalho social desenvolvido na sociedade e junto da população de Ramalde, têm um efeito potenciador neste projeto, conferindo-lhe uma maior valorização, abrangência e polivalência na intervenção. Assim, a riqueza deste projeto constitui-se pela vontade, consciência da sua necessidade e junção de esforços das instituições do consórcio, no sentido de o promover e implementar junto da população juvenil mais desfavorecida de Ramalde.

 2. Eixos Fundamentais da intervenção do projeto

Dinamização comunitária: promoção de competências pessoais, sociais e relacionais fomentando a participação social e a responsabilização cívica por via de ações de educação não formal geradoras de mudanças comportamentais positivas;
Educação/Formação/ Emprego: dinamização de ações estruturadas promotoras do desenvolvimento de competências escolares, pessoais e sociais facilitadoras de percursos escolares, formativos e profissionais promovendo o encaminhamento e a inclusão ocupacional em entidades formativas.
Mediação familiar: apoio e acompanhamento das famílias, dotando-as de competências parentais que promovam a melhoria das relações estabelecidas no sistema familiar; para com os seus educandos e com a comunidade envolvente, promovendo uma participação ativa na dinâmica do projeto e uma corresponsabilização das famílias no processo de educação e formação dos seus educandos.

 3. Atividades
Centro de estudos, centro de inclusão digital, apoio escolar individual, inclusão de crianças dos bairros nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do Colégio de Nossa Senhora do Rosário, sessões de desenvolvimento pessoal e social, gabinete de apoio familiar e social, mediação familiar, oficinas de ocupação de tempos livres, oficinas das artes, workshops temáticos, encontros (entre) gerações, oficina de multimédia, oficina de introdução às TIC, cursos TIC certificados, gabinete de inclusão profissional (GIP); Sport Raiz (clube de desporto) e grupo de voluntários jovens entre outras.

4. Destinatários
O projeto envolve cerca de 140 crianças/jovens nas suas atividades, juntamente com um trabalho específico destinado às famílias destas crianças/jovens,

Contactos:
Morada: Avenida Vasco da Gama  s/n
4100 – Porto
E-mail – raiz.e5g@colegiodorosario.pt
Telefone: 22 6178201