Descrição técnica
Brasão peninsular: escudo semeado de maçarocas de milho-rei, tendo brocante uma roda dentada. Coroa mural com três torres aparentes. Listel branco, com legenda a negro: RAMALDE.
História
O brasão da Freguesia de Ramalde, aprovado pela Comissão de Heráldica em 1995, simboliza a história deste lugar ao apresentar elementos e cores associadas à produção e ao desenvolvimento económico do território.
Por um lado, a espiga de milho recorda a antiga expressão rural da freguesia, na qual a maior abundancia hé de milho grosso, optando-se pela versão de milho-rei, uma vez que é mais rara e, portanto, mais valiosa.
Por outro lado, a roda dentada que se sobrepõe, evidencia o progresso técnico derivado da industrialização do século XIX.
Já o escudo de ouro reflete a riqueza e o progresso económico da freguesia e dos seus habitantes, sendo o verde do estandarte e da bandeira alusivo ao campo e à atividade rural.
Atualmente, a nova identidade visual do símbolo heráldico mantém todos os seus atributos, com exceção da seleção cromática, não tendo perdido, por isso, a presença dos elementos que caracterizam a Freguesia de Ramalde.