Ginja, o Guru das Emoções
O programa Ginja nasceu em 2020 para dar resposta às dificuldades que as crianças, numa situação de pandemia e confinados em casa, tinham em lidar com as suas emoções.
As personagens são fantoches e a personagem principal é o Ginja que tem o propósito de explicar às crianças o valor de sentirem diferentes emoções ao longo do dia. A primeira pergunta do Ginja quando conhece alguém, é: “Como te sentes?".
O Ginja é um programa infantil de educação e aprendizagem socioemocional que:
- Trabalha emoções com crianças;
- Desenvolve competências socioemocionais;
- Promove a consciência, a inteligência e a expressão emocional;
- Melhora a saúde mental desde tenra idade.
O programa é desenvolvido através de vídeos, músicas, sugestões de conversa entre adultos e crianças e atividades manuais de educação emocional. São materiais divertidos e apelativos que captam a atenção das crianças com uma linguagem simples que vai explicando as emoções de forma faseada.
Em 2022, a Junta de Freguesia de Ramalde foi a primeira freguesia a implementar o programa Ginja nas escolas da sua freguesia.
O investimento na aquisição do programa traduz o reconhecimento da Junta de Freguesia de Ramalde do papel que a saúde emocional e mental representa na promoção do equilíbrio, do bem-estar e do sucesso educativo das crianças, assumindo uma dimensão que não deve ser evitada ou ignorada.
O projeto integrou uma equipa de 3 psicólogas que, no âmbito da Oficina das Emoções, acompanhou cerca de 160 crianças do 1º ano do ensino básico das Escolas Básicas de Ramalde inseridas nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
Para as crianças trata-se de um excelente momento de partilha, união e reflexão, tendo a iniciativa gerado resultados muito positivos.
Nesse sentido e sempre com o foco na promoção do bem-estar mental emocional, a Junta de Freguesia de Ramalde dá continuidade à implementação do programa Ginja.
O programa Ginja cobre o currículo das escolas e trabalha 4 das 10 áreas de competências do currículo constante no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” (DGE):
- Relacionamento interpessoal;
- Desenvolvimento pessoal e autonomia;
- Bem-estar, saúde e ambiente;
- Consciência e domínio do corpo.
Cruza-se ainda com o “Referencial de Educação para a Saúde” (DGS/DGE) onde o Ginja contribui para dois temas neste referenciado: o da saúde mental e prevenção da violência, e o dos afetos e educação para a sexualidade, em 5 objetivos:
- Autoconhecimento na sua dimensão emocional;
- Literacia emocional;
- Importância dos afetos no desenvolvimento individual;
- Importância das relações interpessoais;
- Valorização das relações de cooperação e de interajuda.
Segundo a Ordem dos Psicólogos "Trata-se de um programa criativo e lúdico, solidamente alicerçado na evidência científica e de utilização muito simples".
O programa Ginja permite às crianças a mudança efetiva de comportamentos tornando-as mais calmas, com mais coragem e mais felizes. A solução funciona e tem resultados positivos junto dos educadores, das famílias e das crianças.